top of page

Seu líder só quer saber: Prazo? Prazo? Prazo? ⏰ 🧐

Foto do escritor: Antonio SantosAntonio Santos

Vamos explorar esse tema a luz da realidade da liderança na era digital e do bom senso entre prazos e qualidade.


Na era da transformação digital, o papel do CIO e dos gestores de tecnologia é crucial para o sucesso de uma empresa. Com a demanda por inovação constante, muitos líderes enfrentam a pressão do “Prazo? Prazo? Prazo?”, muitas vezes deixando de lado aspectos fundamentais, como qualidade e inovação.


❇️ Compreendendo a Importância do Prazo

Prazos são importantes. Eles mantêm a equipe alinhada e permitem que stakeholders externos saibam o que esperar e quando. Segundo o Project Management Institute (PMI), o cumprimento de prazos está diretamente relacionado ao sucesso dos projetos. E não podemos esquecer que prazos estão ligados a SLAs internos e Externos, o que deve ser considerado.


❇️ Mas, e a Qualidade?

A fixação exclusiva em prazos pode levar à negligência de aspectos vitais. A metodologia ágil, por exemplo, prioriza a entrega contínua de valor ao invés da simples conclusão de tarefas. Portanto, a qualidade não deve ser comprometida.


❇️ Comunicação Eficaz

Muitas vezes, a pressão pelo prazo é resultado de falhas de comunicação. CIOs e gestores precisam garantir que as expectativas estejam alinhadas. A comunicação regular com stakeholders para que entendam os elementos que compõe o “prazo” é fundamental.


❇️ Ferramentas e Metodologias Apropriadas

Ferramentas como o Scrum e o Kanban permitem um acompanhamento transparente do progresso. Através delas, os líderes podem balancear prazos e qualidade, garantindo que ambos sejam atendidos.


❇️ Treinamento e Desenvolvimento Contínuo

A equipe precisa estar preparada. Invista em treinamento contínuo. Isso não apenas melhora a produtividade, mas também ajuda a manter a qualidade, mesmo sob pressão.


❇️ ERROS ACONTECEM a Cultura de Aprendizado e Feedback

Ao invés de penalizar a equipe por falhas, use-os como oportunidades de aprendizado, apoie a sua equipe utilizando uma cultura de feedback constante pode ajudar a identificar problemas “ANTES” que eles se tornem críticos.

Enquanto prazos são vitais, a liderança moderna, especialmente no domínio da tecnologia, requer uma abordagem equilibrada. CIOs e gestores devem se concentrar não apenas em “quando”, mas também em “COMO” e “POR QUE”. Ao fazer isso, eles poderão entregar soluções que irão atendem ao “PRAZO”, mas também agregam valor real ao negócio.


Referências:

📚 Project Management Institute. (2020). Pulse of the Profession.

📚 Beck, K., et al. (2001). Manifesto for Agile Software Development.

📚 Mankins, M. & Garton, E. (2017). Harvard Business Review: How Leaders Can Improve 📚 Their Teams’ Productivity.

Kniberg, H. (2010). Kanban and Scrum - making the most of both.

📚 Bersin, J. (2019). The Continuous Learning Model.

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page